Relato da Participação da ECO-Tocha no Seminário Nacional Eco-Escolas 2013 - Águeda
30-01-2013 22:10
No dia 25 de janeiro teve início o Seminário Nacional Eco-Escolas 2013, em Águeda, concelho pioneiro na partilha de bicicletas elétricas. Este dia de trabalho começou com a Sessão de Abertura, cujos palestrantes foram: Gil Nadais da Fonseca (Presidente da Câmara Municipal de Águeda), José Archer (Presidente da Associação Bandeira Azul da Europa – ABAE que comemora este ano os 26 anos de existência), Luís Filipe Santos (Subdiretor da Direção Geral de Educação do Ministério da Educação), Manuel Lacerda (Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente – APA) e, de seguida, foi feito o balanço do Programa Eco-Escolas, pela coordenadora nacional, Margarida Gomes (ABAE).
A manhã continuou com o painel dedicado à Educação e Sustentabilidade, com Luísa Schmidt (ICS/CNADS), Susana Escária (APA), Hélia Marchante (ESAC/IPC & Centro de Ecologia Funcional/ Universidade de Coimbra) e Fátima Alves (Universidade de Aveiro/CESAM), com moderação de Francisco Teixeira (APA) e terminando com um pequeno debate de ideias sobre os temas expostos neste painel.
O Agrupamento Gândara – Mar participou em diferentes workshops: em “Exemplos práticos do impacto da poluição” coordenado por Ana Ferreira do Sea Life- Porto e em “Florestas e Biodiversidade” divulgado por Rui Queirós d ICNF. Os professores representantes das escolas foram distribuídos por vários grupos de trabalho para debater múltiplos assuntos relacionados com “Metodologia do Programa Eco-Escolas”.
O segundo dia começou com o painel dedicado às boas práticas dos Municípios com Eco-Escolas, onde estiveram representadas as autarquias de Águeda, com Célia Laranjeira que apresentou “Águeda 21- Compromissos para o futuro”, Santana com Odília Garcês abordando o tema “Santana Madeira Biosfera”, Póvoa do Lanhoso com Natália Costa com a temática “Educar e sensibilizar através da agricultura biológica – casos práticos” e a Junta de Freguesia de Agualva com a palestrante Sónia Barata com o tema “Agenda 21- local e Eco-Escolas”.
Mais tarde, Paul Pace partilhou a experiência vivenciada em Malta, “Education for sustainability and Eco-schools in Malta”). Passou-se ao painel III- Outros projetos em EDS de parceiros Eco-Escolas, a saber: Jorge Ferreira do “Sea Life – Porto”, seguida de Milene Matos apresentando “Mata Nacional do Buçaco”, Marta Pinto com “Futuro projeto das 100000 árvores”, Rosa Duran com “Darck Skies Rangers”e por último o projeto “Prevenção e Controlo do Tabagismo” do Instituto de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa com Sara Madeira e Nuno Rodrigues.
O painel IV – “Projetos para a rede Eco-Escolas” foi iniciado com Filipa Moita e a “Geração Depositrão”, projeto em que a escola já se encontra inscrita, seguida das “Hortas Bio nas Eco-Escolas” com Rui Bento. De seguida, Margarida Gomes apresentou todos os projetos ativos para este ano letivo e por fim, Eduardo Cunha apresentou o resumo da participação portuguesa no World Days of Action 2012, terminando este painel com o sorteio da Staples das 10 escolas que participaram no WDA.
No painel V – “Boas Práticas no Eco-Escolas” , várias instituições escolares apresentaram as suas ações neste projeto.
No terceiro dia de seminário, domingo, dedicado à visita ao concelho de Águeda, visitamos a maior Lagoa Ibérica – Pateira de Fermentelos e percorremos o trilho pedestre PR3 na aldeia Macieira de Alcôba.
Durante os dois dias de seminário, pudemos contar com eco-amostras e diversas exposições, bem como colaborar na elaboração do Mapa Positivo de Portugal.
A Equipa Coordenadora do Projeto Eco-Escolas no Agrupamento de Escolas Gândara-Mar (Eco-Tocha) considera que foi sem dúvida importantíssima a sua presença e participação neste marcante evento.
———
Voltar